Lançamentos

4 DE JUNHO

REVISTALAOTRA 

REVISTA MEXICANA DE POESIA “LA OTRA”

La otra não é a mesma, é La Otra 2. E vem acompanhada do poeta peruano Antônio Cisneros, com uma abundância de imagens biográficas a aproximações de suas obra. Mais neste número: imagens do artista visual mexicano-brasileiro Bruno Bresani, dossiê do artista plástico Geraldo Cantú, mostra de peosia venezuelana, Jaime Labastida e contos do colombiano Evelio Rosero.

Local: Casa das Rosas, 21h

O ANIMAL ESCRITO

O ANIMAL ESCRITO 
Maria Esther Maciel
Lumme Editor 

Mini-ensaios. Coleção Móbile.

Local: Casa das Rosas, 21h

 

5 DE JUNHO

revistagrumo

Grumo é uma revista de arte e cultura latino-americana, editada por Mario Cámara, Paloma Vidal, Diana Klinger e Paula Siganevich. Este projeto surgiu em 2002, e foi pensado como um empreendimento entre línguas e culturas.  Realizada entre Rio de Janeiro, Argentina e São Paulo, dedicou seus primeiros números a cultura brasileira e argentina. O sétimo número da revista, a ser lançado durante o II Simpoesia, traz um dossiê sobre “Estados do presente” na literatura, no cinema e na crítica, com textos de Márcio Seligmann-Silva, Gabriel Giorgi, Nancy Fernández, entre outros, e uma antologia de poetas latino-americanos que residem na Europa, além de imagens do poeta Timo Berger, uma seção de homenagens, com textos de Margo Glantz, Evando Nascimento e Carolina Puente e poemas traduzidos de Chico Alvim, uma seção discográfica com texto de Alan Courtis e resenhas sobre livros recentemente publicados no Brasil e na Argentina. 

Local: Instituto Cervantes, às 20h

maquina final

MÁQUINA FINAL (poesia cubana)
Efraín Rodríguez Santana
Lumme Editor

“Máquina Final traz uma inquietante coleção de poemas do cubano Efraín R. Santana. Uma edição construída com esmero desde a capa desenhada a partir de uma nepenthaceae. Belas e mortais, as nepenthaceaes estão entre os devoradores mais improváveis. Porém, em sua ilha invertida de cores e odores sensuais, alguns insetos instauram seus ciclos se alimentando dela e de seus mortos, inclusive dos pequenos pássaros capturados.” 

Tradução: Horácio Costa, Luiz Roberto Guedes, Claudio Daniel e Virna Teixeira. Edição bilíngue: espanhol/ português. 

Local: Instituto Cervantes, 20h

o principio da eternidade

O PRINCÍPIO DA ETERNIDADE
Víctor Sosa
Lumme Editor 

“Víctor Sosa (Uruguai, 1956) é um escritor que faz da literatura um lugar de musicalidades distintas, como um músico que sai do universo já constituído de partituras para se concentrar no corpo do instrumento musical e que assim, dessa relação, extrai um som que surge no intermédio e na fricção entre os dois corpos: o do poeta e o do instrumento.”

Poema dramático em um único ato. Tradução de Eduardo Jorge. Edição bilíngue.

Local: Instituto Cervantes, 20h

ofeliacapa

Ofélia ou o matrimônio visto como um estorvo 
Víctor Sosa
Lumme Editor 

Tradução de Ronald Polito. Edição bilíngue espanhol/ português.

Local: Instituto Cervantes, 20h

campodeampliação

CAMPO DE AMPLIAÇÃO (poesia)
Casé Lontra Marques 
Lumme Editor 

“Em Campo de ampliação, Casé Lontra Marques alia lucidez e sensibilidade para explorar as amplitudes da linguagem poética, num exercício de rigorosa e inventiva urdidura verbal. Cada página do livro é um campo irradiador de imagens, sonoridades e sensações múltiplas, onde o que se diz se é sempre potencializado pelo como se faz.”

Local: Jazz nos fundos, a partir de 21:30h

TRANSITOS, Virna Teixeira

TRÂNSITOS
Virna Teixeira
Lumme Editor (coleção caixa preta)

Terceiro livro de poemas de Virna Teixeira, Trânsitos tematiza “o contínuo deslocar-se, em várias acepções: o percurso geográfico, a jornada interior, no âmbito das sensações e imagens mentais, e sobretudo o trânsito da linguagem, os movimentos da palavra poética em diferentes formas de estruturação”. 

Local: Jazz nos fundos, a partir de 21:30h

6 DE JUNHO

 

FDQ2

From Dame Quickly
Jennifer Scapettone
Litmus Press 

Local: Casa das Rosas, 18h.

hyperglossia

Hyperglossia
Stacy Szymazsek
Litmus Press

Local: Casa das Rosas, 18h.

livroaugusto

MANUAL DE ACROBACIAS N.1  (poemas)
Carlos Augusto Lima
Editora da Casa (Florianópolis)/ Editora da Vila (Fortaleza)

 Autor de OBJETOS (Alpharrábio, 2002) e vinte e sete de janeiro (Lumme Editor, 2008), Carlos Augusto Lima lança seu mais recente livro de poemas Manual de Acrobacias n.1 (Editora da Casa/Editora da Vila, 2009), espécie de livro-objeto, experiência poética onde, tendo como ponto de partida o gesto de amizade e afeto, um único e mesmo poema se desdobra em 72 versões, implicando em uma proposição para se indagar os limites da escrita, da experiência poética e o desaparecimento do próprio poema.

Local: Casa das Rosas, às 21h (após o recital)

polichinello

REVISTA POLICHINELLO

(em construção)